Logo
Soluções em Tecnologia
Início      Produtos e Serviços      Maquetes Digitais

Maquetes Digitais

As maquetes digitais são um poderoso aliado para engenheiros, arquitetos, paisagistas ou proprietários de imóveis que pretendem construir ou reformar.
A construção da maquete digital pode ser feita em qualquer etapa da obra e tem como objetivo auxiliar em diversos aspectos, desde a estrutura até a fachada do imóvel, incluindo a jardinagem e paisagismo.
 
Para a construção da maquete digital, basicamente são necessárias as medidas do terreno e a planta baixa do imóvel a ser construído e/ou reformado. Caso já exisa a planta baixa digital, feita em cad, por exemplo (.dwg), esse arquivo deve ser enviado, caso contrário, a planta em papel poderá ser utilizada para a obtençao dos dados básicos. A partir da planta baixa são criados pisos, paredes, janelas,  telhados, jardins, plantas e, se solicitado, sugestões de decoração interna, com móveis, eletro-eletronicos, tapetes, sofas e muito mais detalhes. Tudo isso porque contamos com ferramentas poderosas de desenho 3D e vasta biblioteca de modelos, incluindo móveis, texturas, cobertura de solo, torneiras, louças e muito mais.

Casa de 100m2 em terreno de300m2 em Valinhos


Esta maquete digital foi feita com as proporções aproximadas, baseada na idéria de planta baixa esboçada pelo engenheiro responsável pela contrução.
A idéia inicial sofreu uma série de pequenas e importantes alterações através da análise da maquete virtual.
 
Posição de portas e janelas, tamanho de pias e vitraux, localização de entradas de luz, e até o posicionamento interno das luminárias.
 
Este foi um caso onde a maquete digital ajudou muito na própria concepção do projeto, evitando transtornos e desperdícios durante a construção, uma vez que nãol houve nenhuma alteração do projeto depois dele estar finalizado com a maquete digital.
 
Em período posterior a construção, a maquete digital também foi utilizada para planejamento dos jardins, portões e áreas externas.
 
Centro comercial no bairro São Francisco em Valinhos
 
Neste outro case, a opção pela utilização da maquete virtual partiu dos proprietários do centro comercial já em construção. Em se tratando do primeiro imóvel comercial no bairro, houve uma preocupação muito grande com a aceitação da vizinhança à nova construção.
 
Localizado em um esquina com excelente vista para a cidade, o desafio foi criar alternativas de fachadas, que mais se integrassem ao ambiente bucólico da regiao, ao mesmo tempo transmitindo seriedade e compromisso.
 
Foram feitas várias versões de maquetes digitais, utilizando-se dos excentes recursos de ferramentas disponíveis, que permitem a simulação de diferentes cores, texturas de paredes, tecidos, áreas externas e jardins.
 
 
 
 
Sobrado geminado zona leste de SP
 
Aqui o maior problema era se sertificar que o terreno comportava a construção de dois sobrados independentes. Neste caso, foram feitas opções de plantas diferentes, levando em consideração o espaço interno e a privacidade dos dois imóveis.
 
A maquete digital entrou em detalhes internos, sugerindo o posicionamento dos móveis e disponibilizando um tour virtual, onde é possível ter ideia do espaço disponível em cada cômodo, luminosidade e conforto. Tudo com simuladores de luz e sombra, uma vasta biblioteca de modelos de móveis, paisagismo, texturas, tecido, pisos e azulejos, pias, torneiras, etc.
 
Ficou comprovado que o terreno comportava a construção, o que passou segurança para os prorpietários iniciarem a contratação de arquitetos e engenheiros para a definição final sobre a planta, detalhes de telhado e outras decisões técnicas.